O que significa fazer dieta?

Pois é, a palavra dieta é ainda um verdadeiro mito. Falar em dietas para muitos de nós continua a ser assustador, significa passar fome, comer muito pouco e alimentos horríveis. A palavra dieta  faz pensar imediatamente e de forma automática em emagrecer e/ou perder peso, quando na realidade fazer dieta é muito mais que isso. Dieta é o conjunto de hábitos alimentares que cada pessoa adopta para si individualmente, é o tipo de alimentação que cada um de nós escolhe fazer e o tipo de alimentos que cada um escolhe ingerir. Ou seja, todos nós fazemos a nossa própria dieta.

A grande diferença é que podemos comer de forma despreocupada, ou podemos fazer uma dieta consciente e com um objectivo específico. E aí sim, entram as dietas alimentares destinadas a casos específicos. As dietas que comummente mais se ouve falar são as dietas para perder peso, mas existe uma infinidade de dietas específicas para casos muito específicos, incluindo para ganhar peso.

Roda dos Alimentos

Existem dietas para pessoas com problemas de saúde específicos, como é o caso da dieta para diabéticos, pois estes doentes devem fazer uma alimentação restritiva em alguns alimentos que podem ser prejudiciais devido ao problema de saúde de que padecem. Existem outras que mais que dietas de emagrecimento, são excelentes limpezas de toxinas do organismo, como a dieta do chá verde, ou a dieta do limão, por exemplo, ou mesmo a própria dieta de desintoxicação.

Há dietas bem mais restritivas, como a dieta vegetariana, que, cada vez tem também mais adeptos. Esta é uma escolha muito exigente que algumas pessoas têm vindo a fazer relativamente aos alimentos que ingerem, mas que requer um cuidado muito especial, pois com a eliminação absoluta de carnes e seus derivados, têm que ser incluídos outros alimentos substitutos, para que o organismo continue a receber todos os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento.

Por fim, temos as dietas, ou conjuntos de hábitos alimentares saudáveis,que são muitas vezes adoptados não só por quem quer emagrecer, engordar, perder ou ganhar peso ou por questões estéticas,  mas por questões de saúde e bem estar geral. A dieta mediterrânica, ou a dieta da sopa, por exemplo, são dietas bastante abrangentes em termos de alimentos. Neste tipo de dieta, não são propriamente os alimentos ingeridos que são o mais importante, mas a quantidade em que são ingeridos e a forma como são cozinhados. Alimentos saudáveis cozinhados de forma saudável e ingeridos em quantidades racionais, farão o nosso organismo funcionar de forma correcta, o que ajudará a manter um peso correcto e um corpo saudável.

Faça o teste do peso ideal e saiba qual o peso que você deveria ter e que estratégias utilizar para queimar a gordura em excesso no seu corpo. Clique aqui para fazer o Teste!

Outros Artigos de Dietas e Emagrecimento:

--> Categorias: Alimentação, Dietas | Comente

Comente

Campos obrigatórios *