Nem sempre o mais difícil é perder os quilos que temos a mais, esses, com maior ou menor esforço, com uma dieta mais rápida ou rigorosa, até podemos conseguir perder num curto espaço de tempo. Muitas vezes a grande dificuldade é manter o peso que atingimos com a dieta e manter o corpo liso e tonificado. Se com uma dieta mais radical podemos perder 10kg em 2 ou 3 meses, corremos o risco de, da mesma forma e no mesmo período de tempo voltarmos a recuperá-los. É na manutenção do peso que temos que nos focar nesta fase pós dieta e controlarmos a nossa alimentação até que conseguimos atingir um estilo de vida saudável de forma natural e sem que tenhamos que fazer sacrifícios.

Para manter o peso, precisamos olhar para o nosso regime alimentar como um estilo de vida e não como uma dieta que implica sacrifícios. Portanto, se já atingiu o peso ideal depois de uma dieta mais rigorosa, onde abdicou de alimentos, por exemplo, está na altura de voltar a incluí-los na sua alimentação diária. Fazer uma alimentação correcta, é exactamente isso, incluir todos os alimentos na nossa dieta, até porque, todos eles têm o seu papel no nosso organismo. Depois de um período de abstinência de alguns nutrientes, hidrataçãocomo é o caso por exemplo dos hidratos de carbono, que são muitas vezes abolidos das refeições em caso de dieta de emagrecimento, eles devem voltar a ser incluídos na alimentação de forma lenta e gradual, para que não tenho repercussões contrárias às desejadas. Se se faz uma dieta de desintoxicação, por exemplo, é preciso voltar a uma alimentação saudável de forma bastante calma e gradual.

Na minha opinião, uma dieta tipo dieta mediterrânica, é sempre a melhor opção para a manutenção do peso desejado. Nela incluímos praticamente todos os ingredientes necessários para o bom funcionamento do organismo com maior relevância para os legumes, vegetais, peixe, fruta e azeite.

Mas se por um lado até podemos atingir o peso desejado com dietas, mais difícil é atingir ou manter uma forma física desejada. Se para emagrecer, é primordial a pratica de exercício físico, para manter o peso e a acabar com as gorduras localizadas a única forma de o conseguirmos é com desporto.

Mas até o desporto devemos ver como um prazer e não como um sacrifício, portanto, para o conseguirmos, o melhor é optarmos por desportos que realmente nos dêem prazer fazer. Há tanta modalidade, que podemos sempre optar, se não gosta de fazer exercício sozinha, opte por desporto em grupo, se prefere o ar livre aos ginásios, procure, fale com amigos, colegas e de certeza que vai encontrar um desporto de lhe dê prazer praticar e que além de ajudar fisicamente vai-lhe ser muito saudável mentalmente.

Nunca esquecer que em dieta de emagrecimento ou não, a água é fundamental no nosso dia a dia.