Dieta rica em proteínas

As dietas ricas em proteínas e moderadas em hidratos de carbono, aliadas a um estilo de vida saudável e exercício físico regular são indicadas para reduzir gorduras no sangue e manter o tecido muscular. Uma dieta rica em proteínas é uma excelente dieta de emagrecimento. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition diz que se sente uma maior satisfação, menos fome e se perde peso quando se reduz cerca de 20% a quantidade de calorias ingeridas diariamente e se aumenta em 30% a ingestão de proteínas.

As dietas ricas em proteínas tornaram-se uma forma popular de perder peso por serem muito utilizadas por famosos e ainda porque na dieta das proteínas se pode comer em quantidade alimentos ricos nesta substância. A proteína ajuda a saciar a fome mais que qualquer gordura ou hidrato de carbono, ajudando a controlar o apetite e a ingestão de calorias. Para obter resultados e potenciar perda de peso, recomenda-se a ingestão de 120 gramas de proteína por dia. Tendo sempre em conta que o aumento de consumo de proteínas deve ser feito de forma gradual ao longo de uma semana.

Receba dicas de emagrecimento no seu email! (é grátis!)

 

A proteína é importante para diversas funções do nosso organismo ao longo da vida. É um componente muito importante das células, incluindo músculo e osso, sendo necessário para o crescimento, desenvolvimento, imunidade e para combater infecções. Estudos indicam que as principalmente as mulheres, em idade mais avançada devem consumir bastante proteína pois têm mais dificuldade em regenerar os músculos que os homens.

Perigos associados à dieta da proteína

Apesar de eficaz para perder peso, esta dieta é desequilibrada do ponto de vista nutricional. É desaconselhada a pessoas com problemas renais, e pode levar ao aumento do ácido úrico. Para quem tem problemas de colesterol elevado, aconselha-se o acompanhamento médico durante uma dieta deste tipo.

Alimentos ricos em proteína que devem estar presentes nesta dieta:
Carne, peixe, marisco, lentilhas, grão, amêndoas, fígado, verduras

Alimentos a evitar:
Pão, bolos, bolachas, massas, batatas, bananas, refrigerantes e álcool

Recomenda-se o consumo moderado de carnes gordas, queijos gordos e ovos.

Outros Artigos de Dietas e Emagrecimento:

--> Categorias: Dietas | 3 comentários

Comentários (3)

  1. (Por favor, o meu comentário nao deve ser levado a título pessoal. Eu nao tenho nada contra quem escreveu o artigo. Eu apenas gostaria de chamar a atençao para um pequeno detalhe que é mais académico do que nutricional.)

    Eu nao poria o título
    ‘PERIGOS ASSOCIADOS À DIETA DE PROTEÍNAS”
    dado que a maior parte da populaçao nao as consome em quantidade suficiente e aqueles que poderao ser afectados por uma tal dieta sao na verdade uma minoria muito pequena.
    O título, tal como está posto, dado o ”elevado” nível cultural da populaçao que pode ler este assunto, pode levar a crer que é muito perigoso fazer esta dieta.

    Quando a tentência para a obesidade aumenta, o alerta deveria ser específico para estas pessoas que podem ser afectadas por uma tal dieta e nao em tons gerais.

    Por outro lado, interessa saber qual o perigo maior, se estar-se sujeito aos efeitos da proteína (que para todos os efetitos nunca deveria ultrapassar as necessidades diárias) ou se os perigos do excesso de peso e todas as outras consequências sociais: discriminaçao, incapacidade de participar em certas actividades, e por aí fora.

  2. Percebo que as pessoas têm muito medo de aderir à dieta da proteina e por isso há muitas conjecturas. O problema da sobrecarga renal é verdadeiro , inclusive , salientado pelo próprio Atikins, porém , fora a isso, é uma bênçao ! Tenho experiência própria. Logo que que inicio ( e de vez em quando estou usando entre uma dieta hipocalórica e outra), perco logo os liquidos excedentes, já mudando a aparência edemaciada. É a única dieta não nos deixa flácidos, ao contrário, as proteínas são ótimas fontes de colágeno e bem tonificados…bye!

  3. Venho ao sr. pedir autorização de colocar no blog coisas que ninguém te diz dicas de saúde de corpo e dieta , assim fazendo parceria . Desde já agradeço a a tenção , espero uma resposta .
    Glória

Comente

Campos obrigatórios *