Dieta para engordar

Pode parecer descabido para a grande maioria das pessoas que tenta a todo custo uma dieta para emagrecer, mas muitos casos há de pessoas que querem ou precisam engordar ou ganhar peso. Muitas pessoas tentam engordar por questões estéticas, sim, porque se uma pessoa demasiado gorda, pode não ser fisicamente elegante e atraente, no caso inverso, demasiado magra, o mesmo acontece. Mas não é só, uma pessoa pode precisar ganhar peso por questões de saúde.

 Todos sabemos que nos extremos não há equilíbrio e se as pessoas com peso a mais tendem a ter determinados problemas de saúde, as pessoas com peso a menos correm risco de sofrer de outros. E não são só os problemas físicos que afectam pessoas magras em excesso, tal como as pessoas gordas, estas também podem sofrer problemas psicológicos complicados e passar pelos mesmos processos de isolamento, depressão, vergonha em mostrar o corpo, etc, mas pelo problema inverso. Para não falarmos dos distúrbios alimentares que por vezes levam à magreza extrema.

Fazer uma dieta de aumento de peso, não passa, obviamente por passar a ingerir calorias de forma descontrolada. Começar a alimentar-se de doces e cremes, molhos gordos e fritos, não será obviamente a solução, pois aumentará de gordura e peso, mas não será saudável.

Quem pretende engordar, tal como quem pretende emagrecer, tem que acima de tudo, fazer uma dieta equilibrada. Uma dieta para engordar passa por aumentar a quantidade de proteínas e hidratos de carbono de preferência de absorção lenta. Deve aumentar o numero de calorias ingeridas, mas de forma racional. O objectivo será, obviamente que o aumento de peso se deva a aumento de massa muscular e e massa magra e não a acumulação de gordura.

Para fazer uma dieta de aumento de peso de forma saudável, você deve:

  • Comer várias vezes ao dia;
  • Comer fruta, de preferência doce, como o figo, uvas, banana, pêssego;
  • Aumentar o consumo de proteínas, batata, massa, arroz, cereais…;
  • Aumentar o consumo de calorias;
  • Fazer exercício físico, uma boa forma de aumentar de peso é praticando exercício físico, desta forma aumentará o volume de massa muscular.

Com a vantagem que, normalmente, praticar exercício físico, aumenta o apetite, e como um dos grandes problemas das pessoas magras é aumentar a quantidade de comida que ingerem, o exercício físico pode funcionar como um grande aliado numa dieta para engordar.

Faça o teste do peso ideal e saiba qual o peso que você deveria ter e que estratégias utilizar para queimar a gordura em excesso no seu corpo. Clique aqui para fazer o Teste! 

 

Outros Artigos de Dietas e Emagrecimento:

--> Categorias: Dietas | 7 comentários

Comentários (7)

  1. Olá,

    Não sei o que é acontece comigo, mesmo fazendo todos esses procedimentos não consigo engordar, ganhar massa muscular, você aconselha a eu começar a ingerir suplementos alimentares? exemplo o Whey Protein.

    Beijos.

  2. Oi´meu nome é Sabrina e tenho 12 anos.Não consigo engordar por nada desse mundo! O que que eu faço ?? Socorroo !

  3. No meu caso é extremo tenho 1.69 e apenas 47kg.
    Ah, mas aí fala, etão tem desnutrição A porque não come. Aí complemento… Comia várias vezes por dia, alem de usar varios suplementos, vitaminas, fibras e tudo quanto é possivel, academia nem se fala. Teve periodos que comia a marca de encriveis 8.000 a 12,000 calorias diarias. Meu café da manha era o almoço de um gordinho por uns 2 a 3 dias
    Periodo mais gordo da minha vida foi 53 quilos o que por sinal só consegui depois de mais de 1 ano de academia, que por sinal com 2 meses ou menos perdi tudo.
    Já cansei de tentar engordar. Essas pessoas que falam que comem pacas nem se comparam comigo, comia era em barcia e só crescia a barriga. Não tem mais como tentar mais nenhuma possibilidade. Se existe magro de ruim eu sou magro de demoniaco então. Poxa 47kg é muito pouco para um homem de 1.69.
    Agora não como tanto quanto antes para engordar pois desisti, mas ainda como bem.
    Meu café da manha é um almoço, minhas besteiras que mastigo as 10:00 é uns 2 cafe da manha do pessoal, meu almoçõ no minimo todo dia tem muita massa e batata. quando como pão a tarde é entre 6 a 10 minha jamta nem se fala, é muito pesada, normalmente ogosto de mocotó, feijoada, quase tudo bem calorico, antes de dormir ainda como umas 23:00 as 00:00. Sem contar muito refrigerente, muito biscoito, muito doce, chocolate, não paro a boca.
    Se eu acordar na madrugada eu só consigo dormir se comer, eu sou um um mastiga tudo e não saio de 47kg. Quando comento algo do tipo ou mostro o quanto como para as pessoas é quase que improvável, mas não tem como mais. Já desisti mesmo.
    Muito magro mesmo comendo em 1 dia muito mais que algumas pessoas comem em 1 semana.

  4. Estou desde cedo pesquisando a respeito de ganhar peso, mas essas dietas que encontro pela net para ganhar peso é tudo balela. Elas são dieta para passar fome.
    Ná moral, sou desnutrido e como pacas, e não engordo, se eu fazer essas dietas aí comendo menos eu vou desaparecer e não ganhar peso.

  5. olá pessoal vi os comentarios nao resisti e decidi ajudar vcs! sou academico do curso de Educação Física estou quase me formando 7° periodo e francamente achei absurdo as dietas prescritas em todos os sites e paginas da web que venho visitando!!! uma duvida que muitos tem é o que fazer para ganhar peso! aumentar massa muscular! gente nao é apenas comer o que ver tudo pela frente… não é assim que funciona as coisas existe uma serie de sacrificios e muita dedicação para mudar de uma hora pra outra seu % de massa… procurem praticar alguma atividade fisica e o principal procurem um nutricionista sem acompanhamento de um profissional fica muito dificil de vcs obterem resultados!!!

  6. Naao sei oke aconteceu cmg eeu erra godinha tinha umas perna ke todas cria ter mais agora sou uma vareta me ajunda preciso ganha peso rapido

  7. Me ajudem eu nao ttenho bunda nem pernas preciso ganhar peso nao aguento mais ser chamada de vareta tenho 14 anos e ja e minhas amigas tem um corpao menos eu preciso de solucao pra ganha mais corpo

Comente

Campos obrigatórios *