Pode parecer descabido para a grande maioria das pessoas que tenta a todo custo uma dieta para emagrecer, mas muitos casos há de pessoas que querem ou precisam engordar ou ganhar peso. Muitas pessoas tentam engordar por questões estéticas, sim, porque se uma pessoa demasiado gorda, pode não ser fisicamente elegante e atraente, no caso inverso, demasiado magra, o mesmo acontece. Mas não é só, uma pessoa pode precisar ganhar peso por questões de saúde.

 Todos sabemos que nos extremos não há equilíbrio e se as pessoas com peso a mais tendem a ter determinados problemas de saúde, as pessoas com peso a menos correm risco de sofrer de outros. E não são só os problemas físicos que afectam pessoas magras em excesso, tal como as pessoas gordas, estas também podem sofrer problemas psicológicos complicados e passar pelos mesmos processos de isolamento, depressão, vergonha em mostrar o corpo, etc, mas pelo problema inverso. Para não falarmos dos distúrbios alimentares que por vezes levam à magreza extrema.

Fazer uma dieta de aumento de peso, não passa, obviamente por passar a ingerir calorias de forma descontrolada. Começar a alimentar-se de doces e cremes, molhos gordos e fritos, não será obviamente a solução, pois aumentará de gordura e peso, mas não será saudável.

Quem pretende engordar, tal como quem pretende emagrecer, tem que acima de tudo, fazer uma dieta equilibrada. Uma dieta para engordar passa por aumentar a quantidade de proteínas e hidratos de carbono de preferência de absorção lenta. Deve aumentar o numero de calorias ingeridas, mas de forma racional. O objectivo será, obviamente que o aumento de peso se deva a aumento de massa muscular e e massa magra e não a acumulação de gordura.

Para fazer uma dieta de aumento de peso de forma saudável, você deve:

  • Comer várias vezes ao dia;
  • Comer fruta, de preferência doce, como o figo, uvas, banana, pêssego;
  • Aumentar o consumo de proteínas, batata, massa, arroz, cereais…;
  • Aumentar o consumo de calorias;
  • Fazer exercício físico, uma boa forma de aumentar de peso é praticando exercício físico, desta forma aumentará o volume de massa muscular.

Com a vantagem que, normalmente, praticar exercício físico, aumenta o apetite, e como um dos grandes problemas das pessoas magras é aumentar a quantidade de comida que ingerem, o exercício físico pode funcionar como um grande aliado numa dieta para engordar.

Faça o teste do peso ideal e saiba qual o peso que você deveria ter e que estratégias utilizar para queimar a gordura em excesso no seu corpo. Clique aqui para fazer o Teste!