O chá verde é extraído da planta Camellia sinensis e é utilizado há milhares de anos devido ao seu efeito positivo sobre a saúde humana. Estudos mais recentes mostram que os antioxidantes presentes no chá verde aceleram o metabolismo, podem reduzir o colesterol, atuar como anti-inflamatório, melhorar a circulação sanguíena e reduzir os lipídios do sangue, ajudando assim a prevenir doenças cardiovasculares.

O chá verde é ainda utilizado no tratamento de doenças da pele tais como a acne e devido ao teor de cafeína que contém, utilizado para manter o estado de alerta mental.

O chá verde é a solução para quem procura um suplemento natural para ajudar a perder peso. A substância EGCG “Epigallocatechin-3-gallate” presente no chá verde estimula o metabolismo e acelera a perda de peso e de calorias. Os resultados dos estudos sobre o efeito da EGCG no peso e no metabolismo são bastante animadores.

Portanto, se quer perder peso, adicione 2 a 3 chávenas de chá verde a uma dieta diária equilibrada e baixa em calorias e em poucos dias começará a sentir os efeitos desejados. Não deve esquecer que o chá verde contém cafeína, pelo que, deve evitar tomá-lo a horas tardias para não sentir alteração do sono. A hora preferencial para beber chá verde é de manhã e ao início da tarde.

Devido aos efeitos benéficos gerais comprovados que o chá verde tem na nossa saúde, esta é uma dieta a ter em conta. O chá verde é hoje em dia amplamente utilizado em suplementos dietéticos, de perda de peso e inibidores de apetite, portanto, se não for apreciador do sabor intenso deste chá, ou, simplesmente se preferir, pode substituir o chá por suplementos à base de chá verde.