Hoje em dia a técnica de conservar os alimentos é muito moderna e cada vez mais procuram deixa-los na forma natural se a adição de conservantes, mas nem todos são feitos da mesma maneira. Mas como saber qual deles é o melhor e mais indicado para o consumo sem prejudicar a saúde das pessoas? Essa é a opção da maioria das pessoas que moram em grandes centros e não tem a opção de consumir os alimentos in natura. Segundo especialistas os alimentos em conservas são seguros e nutritivos.

Como são feitos os alimentos em conservas

Os alimentos em conserva passam por um choque térmico que destrói os microrganismos, mas não prejudica os nutrientes contidos nos alimentos. Mas é preciso sempre examinar o rótulo e checar todos os itens contidos dentro da embalagem. Você encontra legumes, verduras entre outros tipos de alimentos. Vale lembrar que é importante se preocupar não só com as calorias, mas com a quantidade de sódio, por exemplo, que é uma substância presente no sal, usada com duas finalidades: realçar o sabor e prolongar a validade do alimento. O sódio consumido em excesso pode trazer inúmeros problemas ao organismo, principalmente aumento da pressão arterial e problemas no coração.

Alimentos em conserva

Os alimentos em conserva são ótimas alternativas se consumidos da forma certa

Como optar pelo melhor

O ideal é consumir alimentos na forma mais natural possível e, só de vez em quando consumir os enlatados, como são chamados os alimentos em conserva, às vezes eles vem em vidros para melhor visualização do produto. Ler o rotulo das embalagens e procurar os que não possuem conservantes nem corantes é uma medida preventiva. Evite conservas feitas em óleo, uma vez que são mais gordurosas e calóricas, já as conservas em água são as melhores, uma vez que procuram conservar as calorias naturais dos alimentos. Depois das dicas acima você já pode optar pelo melhor para sua saúde.

Alimentos em conserva

É importante sempre ler o rótulo dos alimentos e a data de fabricação