O aipo é mais um excelente legume para incluir numa dieta. Existem 3 variedades de aipo, todas elas com excelentes qualidades alimentares e medicinais.

Este legume da espécie Apium graveolens, pertencente à mesma família da cenoura, da salsa e dos coentros é utilizado há vários séculos para os mais variados fins. Já foi utilizado como medicamento, ornamento das coroas de vencedores de provas de competição atlética na Grécia Antiga, e como condimento de propriedades afrodisíacas pelos romanos.

Originário das regiões mediterrânicas, este legume inicialmente de origem selvagem, começou a ser cultivado por volta do século XVI.

O aipo é um legume totalmente comestível, desde as folhas, aos talos. Além das suas características afrodisíacas, o aipo é um excelente alimentos para uma dieta pois, é rico em potássio e as suas folhas ricas em Vitaminas A, B e C. Contém ainda sódio, fósforo e cálcio.

Rico em fibras, é excelente para a obstipação, e para a regulação do trânsito intestinal é óptimo para quem quer emagrecer facilitando a digestão, com muito poucas calorias e é um excelente saciante e indispensável em qualquer dieta e para quem quer emagrecer. Com características diuréticas, é um aliado no combate ao ácido-úrico e problemas de gota, assim como para tratar o reumático. O aipo é ainda bom para o sangue, produzindo uma reação alcanina no sangue.

O aipo é ainda utilizado como cicatrizante para tratamento de inflamações e queimaduras cutâneas.

O aipo pode ser comido cru, ou cozinhado. As suas folhas e caules ficam muito bem em saladas ou sopas e as suas sementes são excelentes aromatizantes. O aipo é mais um ingrediente de uma alimentação saudável.