Quando se fala de acne é usual fazer-se a ligação deste inestético problema que atinge pessoas de todas as idades e a ingestão de determinados alimentos.

A acne é essencialmente um problema de origem hormonal, pelo que é na adolescência que a maior parte dos jovens são atingidos pelas desagradáveis borbulhas e respectivas cicatrizes, na idade adulta, é principalmente nas mulheres que por vezes o problema persiste. Este problema manifesta-se essencialmente na cara e no tronco, e deixa por vezes marcas bastante profundas. O aumento da secreção sebácea e a obstrução do folículo dão origem a borbulhas e/ou espinhas que devem ser tratadas localmente e de preferência com o acompanhamento de um dermatologista.

Mas a nossa alimentação, apesar de não tratar o problema pode atenuá-lo. Alimentos ricos em gorduras saturadas e açúcar aumentam a oleosidade da pele, contribuindo assim para o agravamento do problema. Devem ser evitados os alimentos ricos em gorduras, iodo, vitamina B12 e há já estudos que dizem que se deve evitar também o leite.

Uma dieta rica em proteínas e fibras é uma boa forma de controlar a acne. Alimentos à base de betacaroteno que são uma excelente fonte de viatmina A têm um efeito anti-oxidante e ajudam no controle da produção de sebo, são eles, entre outros, couve, espinafres, brócolos, cenoura, pimentão, abóbora, melão, papaia, manga…

A vitamina C e o seu efeito anti-inflamatório fazem parte de uma dieta anti-acne, bem como a vitamina B6 que ajuda no controle hormonal e pode ser encontrada, por exemplo nos cereais integrais. As fibras que encontramos nos vegetais e frutas, por exemplo, regulam o trânsito intestinal e eliminam as toxinas.

O chá verde é excelente para ajuda no tratamento e controle da acne. Actua como anti inflamatório, acelera o metabolismo e ajuda a eliminar as gorduras.

A famosa ligação do chocolate ao acne não é comprovada, mas na realidade o chocolate é rico em gorduras saturadas, devendo por isso, ser um dos alimentos a evitar.

Para prevenir o agravamento da acne, de ainda evitar lavar a cara com água quente e grandes exposições solares sem protector adequado.