O tipo de alimentos que ingerimos ajudam-nos na perda de peso. Não estou a falar de fazer uma dieta de emagrecimento, mas sim de seleccionar os alimentos conforme as calorias que têm e a quantidade que precisamos. Há alimentos que nos dão grandes quantidades de energia de forma quase imediata e alimentos que nos vão fornecendo energia ao longo das horas.

Quando praticamos exercício físico, podemos comer alimentos que nos fornecem energia no imediato, mas caso contrário, o melhor é optarmos por alimentos que nos vão fornecendo energia de forma mais lenta, para que possamos também, ao mesmo tempo gastá-la e não permitirmos a acumulação.

Por exemplo, o chocolate dá-nos muita energia mas de uma forma muito rápida, e se não fizermos exercício físico suficiente para gastá-la, praticamente no imediato ela irá acumular.

  • Legumes – Ricos em vitaminas e minerais são essenciais e regulam o sistema digestivo.
  • Peixe – Contém proteínas e ómega 3 muito importantes para o coração e para prevenir o risco de doença cardiovascular.
  • Carne magra – Alimento rico em proteínas, importante para a massa muscular.
  • Nozes – São um alimento muito completo, são ricas em hidratos de carbono e proteínas, vitaminas, minerais e fibras e potássio.
  • Aveia – Fornece hidratos de carbono por um longo período de tempo, dando energia de forma lenta e continuada. Ajuda ainda a baixar o colesterol.
  • Queijo fresco – Este é um alimento com baixo teor de gordura e rico em cálcio, nutriente muito importante numa dieta. Pode ser comido em saladas ou com pão integral, este também permitido numa dieta de emagrecimento.

Faça o teste do peso ideal e saiba qual o peso que você deveria ter e que estratégias utilizar para queimar a gordura em excesso no seu corpo. Clique aqui para fazer o Teste!